Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Brasileiros gastam R$ 1,7 bi em aplicativos e país segue no 4º posto em downloads no mundo em 2023

Diário do Seguro Por Diário do Seguro
14/04/2024 - 19:30
em Inovação
Com 10,2 bilhões de apps baixados em 2023, Brasil se mantém em 4º lugar mundialmente (Foto: Freepik)

Com 10,2 bilhões de apps baixados em 2023, Brasil se mantém em 4º lugar mundialmente (Foto: Freepik)

79
Compartilhamentos
609
Visualizações

Impulsionado pela alta penetração de smartphones e um mercado de aplicativos ativo e diversificado, o Brasil se firma no cenário mobile internacional. Em 2023, os gastos dos usuários brasileiros em aplicativos móveis alcançaram US$ 1,7 bilhão, refletindo um incremento de 26,2% em relação ao período anterior e colocando o país no 11º posto global neste quesito. Em termos de receita, os apps geraram US$ 4,5 bilhões no Brasil no ano passado, com destaque para a categoria de entretenimento (13,4% deste montante) que cresceu cerca de 7% ante 2022, e a de e-commerce (13,11%), que aumentou 13,2% em relação ao período anterior. Os dados recém consolidados são da “Análise Mobile 2024”, da Rocket Lab, em parceria com o Statista.

O relatório da adtech de mobile app growth, focada em soluções integrais para aquisição e retenção de usuários em aplicativos, também revela que o Brasil se manteve em 4º lugar em número de downloads de apps, com 10,2 bilhões em 2023 versus 10 bilhões no período anterior – em âmbito global, foram 257 bilhões de aplicativos baixados no ano passado. Em relação às categorias, a de entretenimento também se destacou, com 830 milhões de downloads, seguida pela de fintechs, com 429,3 milhões.

As conexões de telefonia celular somaram 221 milhões no país, superando a população brasileira de 215,3 milhões registrada pelo Censo de 2022, e impressionantes 97,1% da população brasileira acessam a internet pelo celular, versus 97,6% da média global, a ele dedicando 5,02 horas diárias, contra 5 horas da média global, informa o “Análise Mobile 2024”.

LEIA TAMBÉM

InsureMO implanta Inteligência Artificial em sua biblioteca digital de produtos de seguros

Grupo Bradesco Seguros marca presença na Febraban Tech 2025

“Mesmo diante de uma lenta retomada do crescimento da economia brasileira, a indústria de aplicativos móveis mostrou sinais positivos em 2023. Os dados trazidos pelo relatório comprovam que os usuários estão gastando mais com aplicativos, espelhando o fortalecimento da confiança dos consumidores brasileiros neste canal, bem como das empresas que estão investindo mais em publicidade digital em mobile”, explica Bruno Ferreira, head de Vendas na Rocket Lab no Brasil.

Os investimentos globais com este tipo de publicidade atingiram US$ 362 bilhões em 2023, um incremento de 7,5% ante o ano anterior, e estão transformando a experiência dos usuários com as marcas no cenário mobile, aponta o relatório. “Embora cortes no orçamento de marketing possam parecer uma solução rápida, empresas que fazem investimentos em publicidade mobile como uma prática perene e de constante aprendizado têm mais chances de se recuperar. Afinal, aplicativos desempenham papel importante na ampliação do alcance e participação das marcas no mercado, bem como no conhecimento e estreitamento do relacionamento com as audiências. O retargeting, por exemplo, pode ser uma estratégia eficaz para reter usuários e aumentar a monetização deste tipo de canal”, pontua Ferreira.

De acordo com o executivo, há uma necessidade de inovação rápida e de estratégias de marketing de alta eficiência na otimização de campanhas mobile, como o growth hacking. A evolução global de tecnologias – como 5G, realidade virtual (RV) e inteligência artificial (IA) – também afeta o país, podendo impulsionar o engajamento dos usuários nos apps e oferecendo novos insights e oportunidades para os anunciantes. “Outra tendência que precisa ser acompanhada de perto é a expansão global do iOS. Apesar de o mercado de smartphones ainda ser dominado pelo Android em comparação com o iOS, outras pesquisas têm apontado maiores gastos dos usuários de iOS em apps. Além disso, 2023 foi o primeiro ano, depois de 13 anos, em que a Apple vendeu mais celulares do que a Samsung, e tudo isso vem corroborando para que os investimentos em mídia em iOS venham crescendo em comparação com os anos anteriores”, observa Ferreira.

Enquanto o Brasil segue muitas das tendências globais, sua alta penetração móvel, envolvimento dos usuários, crescimento explosivo em downloads e gastos de usuários destacam seu mercado único e vibrante. Para o head de Vendas da Rocket Lab no país, a expectativa para 2024 é de um foco contínuo na personalização, inovação tecnológica e eficiência do marketing, com um leque ainda maior de oportunidades para marcas e desenvolvedores que podem navegar neste cenário cada vez mais dinâmico.

“O mercado brasileiro de aplicativos deve ter uma grande expansão nos próximos anos. Tal crescimento é impulsionado por vários fatores, como a penetração de smartphones, o aumento do acesso à internet e a inclinação dos usuários para escolher serviços digitais. O mercado também é estimulado pelos avanços da tecnologia em aplicativos móveis e pela ampliação da variedade de apps disponíveis, o que também vem ocasionando um aumento da competitividade. Também é importante destacar o ecossistema brasileiro de startups, que desempenha um papel significativo no desenvolvimento e inovação em aplicativos”, avalia Ferreira.

Para ele, acompanhando as tendências e contando com um bom parceiro e estratégias de mobile marketing corretas, é possível às marcas se destacarem ainda mais no mercado. “Num cenário altamente competitivo, apostar em parceiros de mídia que garantam uma estratégia inteligente e alcance a fontes de tráfego complementares de qualidade, é fundamental para impulsionar as instalações, o engajamento e a rentabilidade dos apps. Também é preciso combinar diferentes campanhas para impulsionar os resultados, não focando em apenas um tipo de campanha com um só modelo de custo, o CPA fixo, geralmente, e ampliando a cobertura para todas as etapas do funil. Finalmente, é mais que recomendável usar e abusar do retargeting para garantir a retenção de um usuário cada vez mais disputado pelas marcas”, preconiza.

Sobre a Rocket Lab – Criada em 2019, a Rocket Lab nasceu de uma necessidade do mercado, com o objetivo de impulsionar o crescimento exponencial de usuários dentro de aplicativos e suas atividades. Atualmente, a empresa global está presente em três continentes, na América Latina, Europa e Ásia, atuando em países como México, Espanha, Argentina, Uruguai e Brasil. Hoje, a Rocket Lab conta com mais de 50 clientes, entre Natura, Ifood e Carrefour, e faz parte do Grupo Rocket. Presente no Brasil desde 2020, a empresa tem crescido exponencialmente e pretende, em 2024, ter grande parte de seus investimentos voltados para a expansão de sua atuação em solo brasileiro. Para mais informações, clique aqui .

Notícia anterior

Preço médio dos carros usados sobe e atinge maior patamar desde junho de 2023

Próxima notícia

Vital Card lança campanha com Chip eSim grátis na ABAV TravelSP e WTM Latin America

Diário do Seguro

Diário do Seguro

Somos o único jornal diário sobre o mercado de Seguros no Brasil. Em formato digital e totalmente gratuito para o leitor, reunimos aqui em nosso portal as notícias mais atualizadas sobre Seguros, Inovação e Saúde. Fale com a gente pelo e-mail [email protected] ou no whats 51-99471.7181.

 Notícias relacionadas

InsureMO implanta Inteligência Artificial em sua biblioteca digital de produtos de seguros
Inovação

InsureMO implanta Inteligência Artificial em sua biblioteca digital de produtos de seguros

30/06/2025 - 11:02
Grupo Bradesco Seguros marca presença na Febraban Tech 2025
Inovação

Grupo Bradesco Seguros marca presença na Febraban Tech 2025

20/06/2025 - 22:16
Kakau Tech é escolhida pela BMC Software para representar a nova linha de ferramentas de segurança para mainframes no Brasil
Inovação

Kakau Tech é escolhida pela BMC Software para representar a nova linha de ferramentas de segurança para mainframes no Brasil

18/06/2025 - 13:34
MeteoIA apresenta metodologia inovadora para antecipar riscos climáticos
Inovação

MeteoIA apresenta metodologia inovadora para antecipar riscos climáticos

17/06/2025 - 17:24
Neoenergia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Inovação

Neoenergia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

12/06/2025 - 15:15
Seguros SURA abre vagas em TI e reforça estratégia de expansão no Brasil
Inovação

Seguros SURA abre vagas em TI e reforça estratégia de expansão no Brasil

11/06/2025 - 13:24

Recomendação do Editor

MetLife é uma das melhores empresas para se trabalhar

MetLife é uma das melhores empresas para se trabalhar

27/08/2024 - 10:48
Sexta-feira, 6 de Junho de 2025

Sexta-feira, 6 de Junho de 2025

06/06/2025 - 11:27

Mais Lidas

  • Quinta-feira, 12 de Junho de 2025

    Quinta-feira, 12 de Junho de 2025

    334 Compartilhamentos
    Compartilhamento 134 Tweet 84
  • Terça-feira, 17 de Junho de 2025

    248 Compartilhamentos
    Compartilhamento 99 Tweet 62
  • Domingo, 8 de Junho de 2025

    242 Compartilhamentos
    Compartilhamento 97 Tweet 61
  • Sexta-feira, 27 de Junho de 2025

    236 Compartilhamentos
    Compartilhamento 94 Tweet 59
  • Sexta-feira, 20 de Junho de 2025

    217 Compartilhamentos
    Compartilhamento 87 Tweet 54

Navegue por Categorias

  • Brasil (150)
  • Cobertura (3)
  • Economia (19)
  • Edição do Dia (254)
  • Entrevista (5)
  • Inovação (72)
  • Mercado (345)
  • Mundo (27)
  • Paraná (9)
  • Rio Grande do Sul (38)
  • Santa Catarina (13)
  • São Paulo (75)
  • Saúde (42)

Somos o único jornal diário sobre o mercado de Seguros no Brasil.

Em formato digital e totalmente gratuito para o leitor, reunimos aqui em nosso portal as notícias mais atualizadas sobre Seguros, Inovação e Saúde.



O Diário do Seguro é uma publicação do Grupo Vale Notícia — 37.291.332/0001-82

Fale com a gente: [email protected] | 51-99471.7181

RECENTES

  • Gestão Segura vai ao Insurtech Brasil apresentar ecossistema completo para a gestão de sinistros 02/07/2025 - 13:36
  • Tempo é premiada no Smart Customer com case inovador em parceria com Volkswagen 02/07/2025 - 13:35
  • EZZE Seguros lança aviso de sinistro 100% digital com uso de IA via WhatsApp e ChatWeb 02/07/2025 - 13:34

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital