De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), o Brasil conta atualmente com cerca de 31,94 milhões de ouvintes de podcast. O estudo, realizado entre julho e agosto de 2024, revelou que 40,23% dos entrevistados consomem essa mídia diariamente, demonstrando o crescimento contínuo do formato no país. No Dia Nacional do Podcast, celebrado em 21 de outubro, esse dado ressalta a importância da ferramenta como um canal de comunicação cada vez mais relevante.
E de olho nessa tendência, muitas empresas estão adotando a produção de conteúdo em áudio como uma estratégia para fortalecer a conexão com o público. Entre elas, a MAG Seguros, especialista em vida e previdência. A companhia apresenta o Zona Segura, videocast que traz em suas temporadas conversas com especialistas e influenciadores sobre temas que fazem parte do dia a dia das pessoas, como inovação, educação financeira, investimentos, saúde mental, desafios econômicos e tendências do mercado de seguros para o futuro.
Leonardo Secundo, diretor-executivo de Marketing e Experiência do Cliente da companhia e apresentador do videocast, destaca como o programa permite que o público se aprofunde nos mais diversos temas e o quão enriquecedor esta experiência tem sido para o diálogo com o consumidor final. “O Zona Segura nos permite construir um relacionamento com o público, porque apresenta uma série de conversas e vivências com os mais diferentes perfis de convidados e que podem ser espelhadas e discutidas no cotidiano dos brasileiros,” ressalta o executivo.
Neste ano, a segunda temporada do Zona Segura registrou mais de 400 mil visitantes e uma média de 36 mil visualizações por episódio, sendo atualmente o mais visto do setor de seguros. “Temos recebido um retorno extremamente positivo, o que reflete diretamente na busca da MAG Seguros por crescer de maneira constante no ambiente digital e nos motiva a continuar oferecendo conteúdo relevante e de alta qualidade ao nosso público.”, conclui Secundo.
Com base no levantamento da ABPOD, a expectativa é que o segmento de podcasts e videocasts continue em expansão no Brasil. À medida que o consumo dessas mídias cresce, empresas que investem na criação de conteúdo próprio têm a oportunidade de se destacar e fortalecer suas marcas, estabelecendo uma conexão mais próxima e engajada com seus públicos.
Sobre a MAG Seguros
A MAG Seguros é a seguradora especializada em vida e previdência do Grupo Mongeral Aegon com 189 anos de atuação ininterrupta no Brasil. Tem como propósito oferecer soluções de proteção individual nos diversos momentos de vida de todos os brasileiros, buscando atender às necessidades de segurança financeira de nossos clientes e estar ao seu lado como uma referência de confiança e solidez, com produtos completos e flexíveis. Com mais de 6,43 milhões de vidas seguradas, possui também um capital segurado superior a R$ 875 bilhões. A MAG Seguros está presente em 38 unidades pelo Brasil, contando com mais de 1,5 mil colaboradores, cerca de 800 parceiros de negócios e mais de 6,6 mil corretores parceiros.
É uma das três empresas mais longevas do Brasil e eleita a terceira melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro (Great Place to Work 2024). No Prêmio de Inovação do Valor Econômico de 2024, a companhia esteve presente entre as 150 empresas mais inovadoras do país. O Grupo Mongeral Aegon possui atuação nas frentes de seguros, investimentos, ativos imobiliários, finanças, fundos de pensão, gestão previdenciária e renda variável, além do Instituto de Longevidade MAG.