Todo personagem tem uma origem. E, no começo de toda história, está uma mãe. Pensando nisso, a Icatu Seguros – maior seguradora independente do país em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização – lança sua campanha de Dia das Mães resgatando, com a ajuda da Inteligência Artificial, figuras maternas que ficaram ausentes nas histórias clássicas da literatura. A proposta é homenagear as mães da vida real por meio de personagens que representam cuidado, coragem e presença – pilares essenciais da maternidade, tão invisibilizados quanto fundamentais.
Sob o conceito criativo “Icatu Seguros. Para todos os capítulos da sua história”, lançado na campanha institucional de março, a nova ação dá continuidade à narrativa com o mote: “Mães na História – Para todos os capítulos de ser mãe. Icatu Seguros.” Desenvolvida em parceria com a agência Monks, do grupo S4 Capital, a campanha utiliza IA para imaginar mães que nunca tiveram seu papel contado — mas que, se existissem, talvez tivessem feito toda a diferença nos enredos dos filhos.
Entre elas estão Eleonor, mãe da Alice no País das Maravilhas, uma estudiosa que incentiva a filha a explorar o mundo com lógica e criatividade; Anna, mãe da Chapeuzinho Vermelho, uma mulher que desde cedo ensina à filha a importância da responsabilidade; e Beatrice, mãe do gigante do conto João e o Pé de Feijão, uma arquiteta que mora nas nuvens.
A criação dessas personagens foi inspirada em dados que revelam a realidade da maternidade no Brasil. Segundo o IBGE, 85% do trabalho de cuidado no país ainda recai sobre as mulheres e elas são as principais responsáveis de 84% das crianças brasileiras. Já segundo dados do Serasa, 93% das mulheres brasileiras contribuem financeiramente com suas famílias.
“Neste Dia das Mães, decidimos lançar luz sobre personagens que não tiveram destaque, mas que poderiam estar por trás das grandes histórias que conhecemos. Porque, por trás de cada herói, princesa ou gigante, pode existir uma mãe que ensinou, cuidou, protegeu. Com essa campanha, queremos homenagear essas mulheres reais e lembrar que proteger quem protege é, e sempre será, a missão da Icatu”, afirma Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.
“Nesse novo capítulo da parceria com Icatu, aliamos o poder das boas histórias à inteligência artificial para revelar personagens que, sabemos, vivem sendo esquecidas: as mães. A campanha dá continuidade a conversa que Icatu iniciou esse ano ao usar as fábulas clássicas para destacar a importância do seguro nos diversos momentos das nossas histórias”, afirma Alessandra Muccillo, Group Creative Director da Monks.
A campanha será veiculada nos principais canais da Icatu Seguros a partir de 9 de maio. Com uma abordagem que une inovação tecnológica, sensibilidade criativa e propósito, a ação reforça o posicionamento da seguradora como parceira para todos os capítulos da vida.
Sobre a Icatu Seguros
A Icatu Seguros é uma empresa 100% nacional que atua nos setores de Seguro de Vida, Previdência, Capitalização e Fundos de Pensão. Com mais de 30 anos de experiência, a seguradora está presente em todo o território nacional e é a maior independente do país, com mais de 11 milhões de clientes ativos. O propósito central da Icatu é democratizar o acesso à proteção financeira, desenvolvendo soluções ideais para todas as fases da vida dos clientes e para os mais variados perfis de negócios. A companhia tem mais de 10 mil corretores ativos e mais de 350 parceiros, entre bancos, cooperativas, varejistas e fintechs – o que a torna a seguradora com a maior rede de parceiros do país. Ao todo, são mais de R$ 68 bilhões de ativos sob gestão. Entre os reconhecimentos da seguradora, destacam-se o prêmio de Melhor Seguradora em Atendimento ao Cliente pelo Instituto Mesc (2023), a classificação entre as Top 5 Seguradoras mais inovadoras pelo Valor Inovação Brasil 2024 e a inclusão na lista LinkedIn Top Companies do Brasil, como uma das empresas que oferecem as melhores oportunidades de crescimento profissional.
Sobre a Monks
Monks é a marca operacional global, data-driven e nativa digital da S4 Capital plc. Em todo o mundo, conta com mais de 7,300 mil profissionais, sendo 1,4 mil no Brasil. Oferece um portfólio completo, de soluções criativas a performance, sempre digital-first e baseadas em dados, criando experiências feitas para serem compartilhadas em pontos de contato eficazes. Entre seus clientes no Brasil figuram Netflix, Natura, Magazine Luiza, Google, Leroy Merlin, Pringles, Hotmart e Icatu Seguros.
Ficha Técnica
Agency: Monks
Client: Icatu
Product: Icatu Seguros
Campaign: Para todos os capítulos de ser mãe
Client Team: Cinthia Kato, Bruno Varandas, Claudia Villas Boas e Camila Carnevale Rodrigues
Managing Director: Marina Pires
Group Account Director: Isabella Dell’ Antonia
Account Director: Luiza Di Bella
Account team: Larissa Geres e Mateus Maciel
Executive Creative Director: Paulo Yanaguizawa
Group Creative Director: Alessandra Muccillo
Associate Creative Director: Danilo Spinussi
Creative Team: Matias Marcossi e Adriana Aggio
Head of Strategy & Connections: Quentin Mahé
Strategy Team: Mariana Perez
Media Director: Bianca Bisconsin
Media Team: Everton Araújo, Carolina Luz, Talita Bonfim, Luana Carnio
Data: Lany Corredato
Head of production: Luiza Teani
Executive Producer: Gabriela Mangieri
Post production: Poliana Pompeo
Sound: Henrique Meyer
Editor: Maria Paula Kemmer
Motion: Dan Leal
Artificial Intelligence: Adriana Aggio e Marco Antônio “Lobão”