Muitas novidades fizeram do jantar de agosto do Clube da Bolinha do Rio de Janeiro, bastante movimentado. O reitor confirmou que a festa de final de ano será realizada no dia 06 de dezembro, no Hotel Windsor Barra, com a participação muito especial da banda Terra Molhada, cover dos Beatles, que agradou em cheio os participantes da última festa de final de ano, em 2024. “Vamos repetir a dose, a pedido dos confrades e acompanhantes”, disse o reitor Anselmo Abrantes Fortuna.
Palestra – Ficou acertada também a participação da atuante presidente do Sou Segura, Liliana Caldeira, no jantar de setembro, que será realizado no dia 9 de setembro. A executiva fará uma palestra sobre este importante tema que agita o mercado de seguros atualmente: o Marco Legal do Seguro (Lei 15.040/24). Liliana Caldeira é advogada e professora, mestra em Direito Econômico pela UFRJ e pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV, licenciada em Filosofia pela UERJ. É professora da Escola de Negócios e Seguros (ENS) nos cursos de graduação e pós-graduação e de formação de corretores de seguros e do IPETEC – Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia da UCP e da Universidade Católica de Petrópolis em diversas pós-graduações voltadas para a área jurídica e de seguros. Faz conteúdos didáticos para a ENS, escreve artigos técnico-jurídicos publicados na mídia especializada em seguros e é coautora do livro Mulheres no Seguro, publicado pela Editora Leader, entre outras atividades.
Presença feminina – As representantes do grupo feminino do Clube da Bolinha presentes ao encontro de agosto, Beatriz Piñeiro Herranzt e Liliane Guimarães P. Lima de Mello, ocuparam a mesa principal da reitoria e foram agraciadas com vinho para marcar a presença delas no evento.
Liliane Guimarães, CEO da LawMed Perícias Médicas, disse que “quando fundado em 1953, o Clube da Bolinha do Rio de Janeiro, era composto por profissionais de destaque do mercado segurador, mas durante décadas foi um espaço exclusivamente masculino. E assim permaneceu por décadas. Hoje, as mulheres não apenas integram o Clube e ocupam posição de protagonismo no setor. A inclusão feminina na dinâmica do mercado segurador reflete uma transformação profunda. A presença das mulheres em fóruns estratégicos e na tomada de decisões tem ampliado a diversidade de perspectivas, favorecendo soluções mais inovadoras e equilibradas. Essa evolução acompanha uma tendência clara: cada vez mais, mulheres assumem cargos de alta gestão em seguradoras, corretoras e empresas de serviços especializados, liderando áreas-chave como regulação de sinistros, inovação, compliance e estratégia corporativa. O ingresso das mulheres no Clube e a sua consolidação em funções de liderança são símbolos de um mercado que reconhece talento, competência e visão estratégica, independentemente de gênero — e que enriquece justamente pela pluralidade de vozes que hoje o compõem”, destaca a executiva.
Sobre o Clube da Bolinha do Rio de Janeiro
É uma confraria criada por membros do mercado segurador que se reúne mensalmente para trocar ideias, estreitar o networking e ter um momento de lazer. O Clube da Bolinha do Rio de Janeiro tem uma característica: não se tem notícia de um grupo de profissionais, que para preservar a memória setorial, reúne personalidades experientes há mais de 70 anos. Estão no comando da atual gestão: Anselmo de Abrantes Fortuna, (reitor); Jorge Carvalho (secretário) e Gilberto Villela, (tesoureiro).