O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) marcou presença, na tarde desta segunda-feira (09/06), no Fórum Logística 2050 — evento realizado no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre, como parte da apresentação oficial do Plano Nacional de Logística (PNL 2050). Representando a entidade, o vice-presidente do SETCERGS, Marcelo Dinon, acompanhou os debates ao lado de autoridades e lideranças do setor logístico, que discutem o futuro da infraestrutura de transporte no país.
Promovido pelo Ministério dos Transportes, o Plano Nacional de Logística tem como objetivo traçar as diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura logística brasileira até 2050, com foco em eficiência, sustentabilidade e governança. No Rio Grande do Sul, a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul) atuou como anfitriã da solenidade.
Durante a abertura do evento, o presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, destacou os principais desafios do setor.
“Precisamos olhar com atenção para as matrizes de origem e destino de cargas e pessoas, entender os caminhos percorridos, identificar os gargalos existentes e estabelecer prioridades de intervenção. Vimos nas rodovias a ausência de pistas duplicadas e uma condição crítica, com 60% das estradas avaliadas como regulares ou ruins”, afirmou
Também presente na mesa de abertura, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Fábio Avancini Rodrigues, que relembrou a importância histórica do transporte no estado.
“Tivemos, no passado do RS, alguém com visão estratégica. Ele pensou de forma simples e eficaz: onde há água, podemos passar com navios. Onde não há, usaremos as ferrovias. Foi assim que as rotas se estabeleceram e o transporte evoluiu mudando depois para as rodovias. O que esperamos aqui é que tenhamos sempre dados estatísticos muito ricos para que possamos planejar de forma muito eficiente essa estrutura até 2050”, relatou.
Uma das principais inovações do novo modelo de planejamento de longo prazo apresentado no Fórum é o sistema de governança, como destacou a subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, Gabriela Monteiro Avelino.
“O Plano foi instituído no ano passado, por meio de um decreto publicado em maio de 2024. A principal inovação é o sistema de governança, que garante que o planejamento seja, de fato, executado. O plano deixou de ser apenas do Ministério dos Transportes e passou a ser coordenado por um grupo central, liderado pela Casa Civil, o que demonstra a importância do tema no centro do governo”, explicou.
O vice-presidente do SETCERGS, Marcelo Dinon, celebrou a inclusão da sociedade civil nos debates e reiterou a relevância do setor no desenvolvimento nacional.
“A construção de um plano logístico eficiente e duradouro exige a participação ativa de quem vive diariamente os desafios do transporte de cargas. O SETCERGS está comprometido em colaborar com essa transformação”, afirmou.
A entidade foi também representada pela diretora da Superintendência de Operações de Transporte e Logística, Betina Kopper; pelo diretor da Superintendência Institucional, Marcelo Garcez; e pelo diretor da Superintendência de Relações de Trabalho, Sérgio Neto.
Redação: Marcelo Matusiak
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) marcou presença, na tarde desta segunda-feira (09/06), no Fórum Logística 2050 — evento realizado no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre, como parte da apresentação oficial do Plano Nacional de Logística (PNL 2050). Representando a entidade, o vice-presidente do SETCERGS, Marcelo Dinon, acompanhou os debates ao lado de autoridades e lideranças do setor logístico, que discutem o futuro da infraestrutura de transporte no país.
Promovido pelo Ministério dos Transportes, o Plano Nacional de Logística tem como objetivo traçar as diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura logística brasileira até 2050, com foco em eficiência, sustentabilidade e governança. No Rio Grande do Sul, a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul) atuou como anfitriã da solenidade.
Durante a abertura do evento, o presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, destacou os principais desafios do setor.
“Precisamos olhar com atenção para as matrizes de origem e destino de cargas e pessoas, entender os caminhos percorridos, identificar os gargalos existentes e estabelecer prioridades de intervenção. Vimos nas rodovias a ausência de pistas duplicadas e uma condição crítica, com 60% das estradas avaliadas como regulares ou ruins”, afirmou
Também presente na mesa de abertura, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Fábio Avancini Rodrigues, que relembrou a importância histórica do transporte no estado.
“Tivemos, no passado do RS, alguém com visão estratégica. Ele pensou de forma simples e eficaz: onde há água, podemos passar com navios. Onde não há, usaremos as ferrovias. Foi assim que as rotas se estabeleceram e o transporte evoluiu mudando depois para as rodovias. O que esperamos aqui é que tenhamos sempre dados estatísticos muito ricos para que possamos planejar de forma muito eficiente essa estrutura até 2050”, relatou.
Uma das principais inovações do novo modelo de planejamento de longo prazo apresentado no Fórum é o sistema de governança, como destacou a subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, Gabriela Monteiro Avelino.
“O Plano foi instituído no ano passado, por meio de um decreto publicado em maio de 2024. A principal inovação é o sistema de governança, que garante que o planejamento seja, de fato, executado. O plano deixou de ser apenas do Ministério dos Transportes e passou a ser coordenado por um grupo central, liderado pela Casa Civil, o que demonstra a importância do tema no centro do governo”, explicou.
O vice-presidente do SETCERGS, Marcelo Dinon, celebrou a inclusão da sociedade civil nos debates e reiterou a relevância do setor no desenvolvimento nacional.
“A construção de um plano logístico eficiente e duradouro exige a participação ativa de quem vive diariamente os desafios do transporte de cargas. O SETCERGS está comprometido em colaborar com essa transformação”, afirmou.
A entidade foi também representada pela diretora da Superintendência de Operações de Transporte e Logística, Betina Kopper; pelo diretor da Superintendência Institucional, Marcelo Garcez; e pelo diretor da Superintendência de Relações de Trabalho, Sérgio Neto.
Redação: Marcelo Matusiak
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.