Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Mercado

ARTIGO: Inteligência Artificial reviveu Elis Regina – mas a revolução no marketing vai muito além

*Por Danielle Oliveira Lopes

Destaque do Editor Por Destaque do Editor
14/01/2024 - 21:27
em Mercado
465
Compartilhamentos
3.6k
Visualizações

Ao refletirmos sobre o ano de 2023, não houve assunto que superasse o da Inteligência Artificial (IA). Fazendo um recorte para o mundo do marketing e da propaganda, a realidade foi a mesma. No Brasil, o ápice ocorreu por conta de uma peça divulgada no 2º semestre, de uma grande montadora de automóveis, na qual a cantora Elis Regina, falecida em 1982, apareceu ao lado da filha, Maria Rita, para cantar uma de suas canções mais conhecidas.

A propaganda dividiu opiniões e acabou até mesmo sendo alvo de uma investigação pelo Conar (que arquivou o caso). O aspecto ético, aliás, não é o que me motiva a falar do uso da IA no ambiente do marketing. O que podemos tirar de produtivo de todo esse alvoroço envolve as inúmeras portas que essa nova tecnologia já abriu para CMOs (Chief Marketing Officers) de todo o mundo, e há números para demonstrar isso.

Nada menos do que 94,1% de CMOs estão investindo em IA nos últimos três anos, dos quais 60,4% há menos de um ano, segundo um importante estudo produzido nos Estados Unidos. Tais investimentos já estão gerando retornos, com acréscimo de 6,2% em produtividade, satisfação do cliente em 7%, e queda nos custos indiretos de marketing na faixa dos 7,2%. Importante relembrar aqui que 2023 foi um ano de contenção de custos e retração dos investimentos em tecnologia no pós-pandemia – houve queda dos investimentos em marketing de 10,6%.

LEIA TAMBÉM

HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira

Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura

Assim sendo, a dinâmica do “fazer mais com menos” se impõe e a IA aparece como ferramenta central também para CMOs e suas equipes. O chamado storytelling (capacidade de contar histórias de forma envolvente, usando recursos audiovisuais, para engajar o público) usado na campanha que “reviveu” Elis é apenas uma faceta potencialmente rica da IA no marketing, que ainda pode se beneficiar desde a comunicação interna, passando pela produção de dados para tomadores de decisão, ou ainda a criação de produtos e soluções de impacto por meio dos grandes modelos de linguagem (LLMs).

De acordo com dados de outro levantamento global, a IA em sua esfera Generativa pode adicionar até US$ 4,4 trilhões à economia de todo o mundo, aumentando a produtividade de 0,1% a 0,6% nos próximos 20 anos, trazendo ainda um cenário de automatização de metade de todo o trabalho entre 2030 e 2060. Entre 16 áreas de negócios apresentadas no material, quatro delas – operações do cliente; marketing e vendas; engenharia de software; e pesquisa e desenvolvimento – abarcarão 75% do valor anual dos casos de utilização.

Por meio da IA, já conseguimos entender muito melhor as nossas audiências, descobrindo novas tendências, comportamentos, e apontando os desempenhos perante objetivos pré-estabelecidos. Com essas ferramentas de IA Generativa, como o ChatGPT, Bard e tantas outras, conseguimos trabalhar na criação e personalização de conteúdos multiplataformas, algo que, por consequência, tem impacto direto no Customer Experience (CX) e nas vendas. No lado operacional, a IA já automatiza tarefas repetitivas, com melhora de performance dos times, auxilia na previsibilidade de campanhas com insights técnicos e estratégicos, com redução de custos. Por tudo isso, temos um ROI (Retorno por Investimento) mais alto.

Entretanto, esses muitos benefícios dependem da adoção da transformação digital de empresas e negócios, algo em voga em setores estratégicos como o financeiro, mas que ainda possui muito espaço para crescer em diversas áreas. Uma jornada de marketing digital institucional e integrada é importante para que seja possível vislumbrar os benefícios já trazidos pela IA até aqui, e que tendem a aumentar de 2024 em diante, com a evolução das plataformas que já conhecemos e a criação de tantas outras que o horizonte nos indica.

Fornecedores, clientes e consumidores certamente acompanham atentos às evoluções não só listadas por veículos de comunicação, mas também em suas interações com suas marcas favoritas. Para quem quer emergir ou permanecer na liderança de seus setores, não basta aproveitar-se da IA somente para se comunicar: é possível e preciso usar a seu favor o caráter preditivo que as cadeias de dados e informações permitem a cada empresa e seu negócio. Estar à frente aqui significa inovar de maneira constante, oportunizando a CX a cada etapa.

Me arrisco também a olhar para o futuro do marketing, da publicidade e das vendas neste ambiente da IA de franca expansão. Lembra-se do Metaverso, aquele espaço virtual no qual as pessoas podem/poderão interagir entre si por intermédio de avatares? Lá, onde Internet, realidade virtual e realidade aumentada se fundem, o uso da IA pelo marketing trará uma forte redução de custos no setor para empresas dos mais diversos setores, que se farão presentes e movimentarão grandes somas financeiras.

Quer outro exemplo? Em seu mais recente evento, o Dreamforce 2023, a plataforma Salesforce apresentou atualizações importantes no seu Einstein Copilot – a mais recente versão ganhou o nome de EinsteinGPT –, com o qual será possível gerar, por meio da IA, sites de forma automática, páginas de destino para campanhas de marketing, e descrições de produtos para apps de e-commerce e marketplace. E tudo isso de forma rápida e eficiente.

É por tudo isso, e não apenas pela bela voz de Elis Regina em um comercial, que já temos 45% das lideranças executivas de companhias globais testam ativamente a IA Generativa em seus negócios, conforme informou uma pesquisa em setembro deste ano. O número sobe para 78% quando os responsáveis empresariais foram instados a comparar benefício e risco em torno do investimento nessa tecnologia. Ou seja, para quase oito em cada 10 deles, vale a pena ousar em prol da disrupção. Como se vê em outros setores da economia, a IA também é um caminho sem volta no marketing.

*Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

 

 

 

 

 

Notícia anterior

Domingo, 14 de Janeiro de 2024

Próxima notícia

Presidente do CVG-SC visita a sede do SindsegSC para desejar um bom retorno

Destaque do Editor

Destaque do Editor

O Diário do Seguro é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo, e que por mais de uma década atuou nas principais Redações de jornais diários do Sul do Brasil, antes de dedicar-se à mídia especializada do mercado de Seguros.

 Notícias relacionadas

HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira
Mercado

HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira

15/08/2025 - 10:46
Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura
Mercado

Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura

15/08/2025 - 10:39
Grupo Generali tem bons resultados impulsionados por P&C, Vida e Gestão de Ativos
Mercado

Grupo Generali tem bons resultados impulsionados por P&C, Vida e Gestão de Ativos

15/08/2025 - 10:36
Grupo Bradesco Seguros no topo de três importantes rankings que destacam empresas com os melhores ambientes corporativos do país
Mercado

Grupo Bradesco Seguros no topo de três importantes rankings que destacam empresas com os melhores ambientes corporativos do país

15/08/2025 - 10:29
Como o seguro massificado impulsiona o varejo em datas sazonais
Mercado

Como o seguro massificado impulsiona o varejo em datas sazonais

15/08/2025 - 08:59
Representantes comerciais e a inteligência artificial: transformação, não substituição
Mercado

Representantes comerciais e a inteligência artificial: transformação, não substituição

15/08/2025 - 08:52

Recomendação do Editor

ARTIGO: Pedalando para o futuro: a ascensão da bicicleta como meio de transporte sustentável no Brasil

ARTIGO: Pedalando para o futuro: a ascensão da bicicleta como meio de transporte sustentável no Brasil

27/09/2024 - 15:11
Segunda-feira, 16 de Junho de 2025

Segunda-feira, 16 de Junho de 2025

12/06/2025 - 14:35

Mais Lidas

  • Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

    Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

    408 Compartilhamentos
    Compartilhamento 163 Tweet 102
  • Segunda-feira, 4 de Agosto de 2025

    317 Compartilhamentos
    Compartilhamento 127 Tweet 79
  • Sexta-feira, 25 de Julho de 2025

    349 Compartilhamentos
    Compartilhamento 140 Tweet 87
  • Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

    240 Compartilhamentos
    Compartilhamento 96 Tweet 60
  • Quinta-feira, 24 de Julho de 2025

    266 Compartilhamentos
    Compartilhamento 106 Tweet 67

Navegue por Categorias

  • Brasil (156)
  • Cobertura (3)
  • Economia (20)
  • Edição do Dia (291)
  • Entrevista (5)
  • Inovação (79)
  • Mercado (389)
  • Mundo (28)
  • Paraná (10)
  • Rio Grande do Sul (45)
  • Santa Catarina (14)
  • São Paulo (79)
  • Saúde (44)

Somos o único jornal diário sobre o mercado de Seguros no Brasil.

Em formato digital e totalmente gratuito para o leitor, reunimos aqui em nosso portal as notícias mais atualizadas sobre Seguros, Inovação e Saúde.



O Diário do Seguro é uma publicação do Grupo Vale Notícia — 37.291.332/0001-82

Fale com a gente: [email protected] | 51-99471.7181

RECENTES

  • HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira 15/08/2025 - 10:46
  • Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura 15/08/2025 - 10:39
  • Grupo Generali tem bons resultados impulsionados por P&C, Vida e Gestão de Ativos 15/08/2025 - 10:36

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital