Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Mercado

ARTIGO: Em 2023, indústria seguradora brasileira pagou mais de R$ 200 bilhões em indenizações

Mas fraudes giram em torno de U$ 50 bi na América Latina

Destaque do Editor Por Destaque do Editor
15/02/2024 - 20:48
em Mercado
171
Compartilhamentos
1.3k
Visualizações

Por *Luciano Alves de Oliveira

Com crescimento de 3,4% em relação ao ano de 2022, o setor segurador brasileiro pagou R$ 207,2 bilhões em indenizações, resgates, benefícios e sorteios nos primeiros 11 meses de 2023, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Porém, dados da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), as fraudes em seguros na América Latina geram perdas anuais de U$ 50 bilhões e o país da região que lidera o ranking é a Argentina. O lanterna é o Chile, com o Brasil na média dos 18 países associados, com fraudes que giram em torno de 14% da receita das seguradoras.

Os números de mercado mostram a confiança na retomada no mercado de seguros após a pandemia, diante da evolução tecnológica que vem permitindo facilidades para o consumidor na hora da contratação de seguros. Mas ainda há muito a evoluir na relação cliente-seguradora e, mais ainda, no tocante a automação de processos. Os setores de riscos cibernéticos, obras públicas e fretes são as grandes apostas do mercado. E para isso acontecer é necessário tecnologia. Listei aqui 12 processos de negócio que as seguradoras podem se beneficiar significativamente com a automação. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para uma experiência do cliente mais ágil e satisfatória:

1. Cotação e subscrição de seguros: automação do processo de cálculo de prêmios e emissão de apólices, reduzindo o tempo necessário para a subscrição de seguros.

LEIA TAMBÉM

Capitalização arrecada R$ 5,09 bilhões no primeiro bimestre

Sabia que o seguro residencial inclui serviço para melhorar acessibilidade para PcD?

2. Gestão de sinistros: automatização do registro e processamento de sinistros, incluindo a avaliação de danos, comunicação com segurados e liquidação de reclamações.

3. Avaliação de riscos e precificação: utilização de algoritmos e modelagem estatística para avaliar riscos, determinar preços de prêmios e ajustar as estratégias de subscrição com base em dados históricos e em tempo real.

4. Gestão de documentos e arquivos: automação da gestão de documentos, desde a digitalização até o arquivamento e recuperação eficiente de informações.

5. Atendimento ao cliente e comunicação: implementação de chatbots e automação de e-mails para fornecer respostas rápidas a consultas de clientes, além de envio automático de notificações e atualizações.

6. Renovação de políticas: automação do processo de renovação de apólices, incluindo a avaliação automática de riscos e a emissão de novas propostas de prêmios.

7. Verificação e detecção de fraudes: utilização de algoritmos e aprendizado de máquina para identificar padrões suspeitos e detectar possíveis casos de fraude.

8. Gestão de pagamentos e faturas: automação da geração de faturas, processamento de pagamentos e reconciliação de transações, garantindo precisão e eficiência.

9. Conformidade regulatória: implementação de ferramentas automatizadas para monitorar e garantir conformidade com regulamentações e requisitos legais em constante mudança.

10. Treinamento e desenvolvimento de agentes: utilização de plataformas de e-learning e automação para treinamento contínuo de agentes de seguros, mantendo-os atualizados com políticas, procedimentos e produtos.

11. Análise de dados e relatórios: implementação de ferramentas de análise de dados automatizadas para extrair insights significativos a partir de grandes conjuntos de dados, orientando estratégias de negócios e decisões de subscrição.

12. Gestão de relacionamento com o cliente: utilização de sistemas automatizados para monitorar interações com clientes, rastrear políticas e histórico de comunicações, proporcionando uma visão holística do relacionamento com o cliente.

Ao automatizar esses processos, as seguradoras podem melhorar a eficiência operacional, reduzir erros, atender mais rapidamente às demandas dos clientes e manter um alto padrão de conformidade regulatória. Além disso, a automação libera recursos humanos para tarefas mais estratégicas e criativas.

*Luciano Alves de Oliveira é Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group

Notícia anterior

Lucro líquido da MAPFRE no Brasil cresce 62% em 2023

Próxima notícia

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024

Destaque do Editor

Destaque do Editor

O Diário do Seguro é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo, e que por mais de uma década atuou nas principais Redações de jornais diários do Sul do Brasil, antes de dedicar-se à mídia especializada do mercado de Seguros.

 Notícias relacionadas

Capitalização arrecada R$ 5,09 bilhões no primeiro bimestre
Mercado

Capitalização arrecada R$ 5,09 bilhões no primeiro bimestre

06/05/2025 - 21:30
Sabia que o seguro residencial inclui serviço para melhorar acessibilidade para PcD?
Mercado

Sabia que o seguro residencial inclui serviço para melhorar acessibilidade para PcD?

06/05/2025 - 21:13
Affiance e Aurora Saúde ampliam presença em Minas com chegada a Montes Claros
Mercado

Affiance e Aurora Saúde ampliam presença em Minas com chegada a Montes Claros

06/05/2025 - 20:37
Grupo Bradesco Seguros lança 7ª edição da Quinzena do Seguro com condições comerciais diferenciadas
Mercado

Grupo Bradesco Seguros lança 7ª edição da Quinzena do Seguro com condições comerciais diferenciadas

04/05/2025 - 21:26
Pottencial Seguradora assume carteira de Seguro Garantia da Seguros Sura
Mercado

Pottencial Seguradora assume carteira de Seguro Garantia da Seguros Sura

04/05/2025 - 21:24
Sabemi amplia oferta de produtos para contratação via plataforma SimpleSeg
Mercado

Sabemi amplia oferta de produtos para contratação via plataforma SimpleSeg

02/05/2025 - 20:47

Recomendação do Editor

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

12/11/2024 - 09:21
Honeywell lança plataforma de automação com IA para transformar indústria de tecnologia em saúde

Honeywell lança plataforma de automação com IA para transformar indústria de tecnologia em saúde

19/04/2025 - 08:00

Mais Lidas

  • Quarta-feira, 7 de Maio de 2025

    Quarta-feira, 7 de Maio de 2025

    280 Compartilhamentos
    Compartilhamento 112 Tweet 70
  • Terça-feira, 6 de Maio de 2025

    340 Compartilhamentos
    Compartilhamento 136 Tweet 85
  • BWS IoT revoluciona o mercado segurador com tecnologia inédita para proteção e recuperação de ativos

    211 Compartilhamentos
    Compartilhamento 84 Tweet 53
  • Representantes do setor de proteção veicular propõem metodologia de rateio à Susep

    629 Compartilhamentos
    Compartilhamento 252 Tweet 157
  • Cortege e Bem Legal anunciam fusão e lançam Planeje Bem para transformar o planejamento pós-perda no Brasil

    602 Compartilhamentos
    Compartilhamento 241 Tweet 151

Navegue por Categorias

  • Brasil (127)
  • Cobertura (2)
  • Economia (14)
  • Edição do Dia (198)
  • Entrevista (5)
  • Inovação (55)
  • Mercado (296)
  • Mundo (19)
  • Paraná (9)
  • Rio Grande do Sul (31)
  • Santa Catarina (13)
  • São Paulo (62)
  • Saúde (39)

Somos o único jornal diário sobre o mercado de Seguros no Brasil.

Em formato digital e totalmente gratuito para o leitor, reunimos aqui em nosso portal as notícias mais atualizadas sobre Seguros, Inovação e Saúde.



O Diário do Seguro é uma publicação do Grupo Vale Notícia — 37.291.332/0001-82

Fale com a gente: [email protected] | 51-99471.7181

RECENTES

  • Quinta-feira, 8 de Maio de 2025 08/05/2025 - 07:38
  • Azos realiza segunda edição do Passaporte Azos e leva 130 parceiros para a Grécia 08/05/2025 - 06:53
  • BWS IoT revoluciona o mercado segurador com tecnologia inédita para proteção e recuperação de ativos 08/05/2025 - 06:45

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital