Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Mercado

ARTIGO: Em 2023, indústria seguradora brasileira pagou mais de R$ 200 bilhões em indenizações

Mas fraudes giram em torno de U$ 50 bi na América Latina

Destaque do Editor Por Destaque do Editor
15/02/2024 - 20:48
em Mercado
171
Compartilhamentos
1.3k
Visualizações

Por *Luciano Alves de Oliveira

Com crescimento de 3,4% em relação ao ano de 2022, o setor segurador brasileiro pagou R$ 207,2 bilhões em indenizações, resgates, benefícios e sorteios nos primeiros 11 meses de 2023, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Porém, dados da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), as fraudes em seguros na América Latina geram perdas anuais de U$ 50 bilhões e o país da região que lidera o ranking é a Argentina. O lanterna é o Chile, com o Brasil na média dos 18 países associados, com fraudes que giram em torno de 14% da receita das seguradoras.

Os números de mercado mostram a confiança na retomada no mercado de seguros após a pandemia, diante da evolução tecnológica que vem permitindo facilidades para o consumidor na hora da contratação de seguros. Mas ainda há muito a evoluir na relação cliente-seguradora e, mais ainda, no tocante a automação de processos. Os setores de riscos cibernéticos, obras públicas e fretes são as grandes apostas do mercado. E para isso acontecer é necessário tecnologia. Listei aqui 12 processos de negócio que as seguradoras podem se beneficiar significativamente com a automação. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para uma experiência do cliente mais ágil e satisfatória:

1. Cotação e subscrição de seguros: automação do processo de cálculo de prêmios e emissão de apólices, reduzindo o tempo necessário para a subscrição de seguros.

LEIA TAMBÉM

MAPFRE leva seguros à Eletrolar Show e mira o varejo como novo canal de crescimento

UCS recebe executivos da Sompo para debater oportunidades de negócios com corretores

2. Gestão de sinistros: automatização do registro e processamento de sinistros, incluindo a avaliação de danos, comunicação com segurados e liquidação de reclamações.

3. Avaliação de riscos e precificação: utilização de algoritmos e modelagem estatística para avaliar riscos, determinar preços de prêmios e ajustar as estratégias de subscrição com base em dados históricos e em tempo real.

4. Gestão de documentos e arquivos: automação da gestão de documentos, desde a digitalização até o arquivamento e recuperação eficiente de informações.

5. Atendimento ao cliente e comunicação: implementação de chatbots e automação de e-mails para fornecer respostas rápidas a consultas de clientes, além de envio automático de notificações e atualizações.

6. Renovação de políticas: automação do processo de renovação de apólices, incluindo a avaliação automática de riscos e a emissão de novas propostas de prêmios.

7. Verificação e detecção de fraudes: utilização de algoritmos e aprendizado de máquina para identificar padrões suspeitos e detectar possíveis casos de fraude.

8. Gestão de pagamentos e faturas: automação da geração de faturas, processamento de pagamentos e reconciliação de transações, garantindo precisão e eficiência.

9. Conformidade regulatória: implementação de ferramentas automatizadas para monitorar e garantir conformidade com regulamentações e requisitos legais em constante mudança.

10. Treinamento e desenvolvimento de agentes: utilização de plataformas de e-learning e automação para treinamento contínuo de agentes de seguros, mantendo-os atualizados com políticas, procedimentos e produtos.

11. Análise de dados e relatórios: implementação de ferramentas de análise de dados automatizadas para extrair insights significativos a partir de grandes conjuntos de dados, orientando estratégias de negócios e decisões de subscrição.

12. Gestão de relacionamento com o cliente: utilização de sistemas automatizados para monitorar interações com clientes, rastrear políticas e histórico de comunicações, proporcionando uma visão holística do relacionamento com o cliente.

Ao automatizar esses processos, as seguradoras podem melhorar a eficiência operacional, reduzir erros, atender mais rapidamente às demandas dos clientes e manter um alto padrão de conformidade regulatória. Além disso, a automação libera recursos humanos para tarefas mais estratégicas e criativas.

*Luciano Alves de Oliveira é Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group

Notícia anterior

Lucro líquido da MAPFRE no Brasil cresce 62% em 2023

Próxima notícia

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024

Destaque do Editor

Destaque do Editor

O Diário do Seguro é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo, e que por mais de uma década atuou nas principais Redações de jornais diários do Sul do Brasil, antes de dedicar-se à mídia especializada do mercado de Seguros.

 Notícias relacionadas

MAPFRE leva seguros à Eletrolar Show e mira o varejo como novo canal de crescimento
Mercado

MAPFRE leva seguros à Eletrolar Show e mira o varejo como novo canal de crescimento

20/06/2025 - 22:13
UCS recebe executivos da Sompo para debater oportunidades de negócios com corretores
Mercado

UCS recebe executivos da Sompo para debater oportunidades de negócios com corretores

20/06/2025 - 22:07
ARTIGO: A era dos seguros digitais: como a tecnologia e os modelos de negócio estão redesenhando o mercado de proteção e assistências
Mercado

ARTIGO: A era dos seguros digitais: como a tecnologia e os modelos de negócio estão redesenhando o mercado de proteção e assistências

18/06/2025 - 13:39
Grupo Bradesco Seguros resgata bordão ‘Vai que…’ em nova campanha que destaca o papel do seguro no cotidiano dos brasileiros; ASSISTA!
Mercado

Grupo Bradesco Seguros resgata bordão ‘Vai que…’ em nova campanha que destaca o papel do seguro no cotidiano dos brasileiros; ASSISTA!

16/06/2025 - 13:30
Azul Seguros lança Proteção Combinada: seguro auto e residencial em uma única apólice
Mercado

Azul Seguros lança Proteção Combinada: seguro auto e residencial em uma única apólice

15/06/2025 - 06:58
Bradesco Seguros oferece mais de 40 cursos online gratuitos, focados em Saúde, para capacitação de corretores em sua plataforma Universeg
Mercado

Bradesco Seguros oferece mais de 40 cursos online gratuitos, focados em Saúde, para capacitação de corretores em sua plataforma Universeg

12/06/2025 - 15:13

Recomendação do Editor

Sompo apresenta soluções para prevenção de perdas  no quinto episódio da websérie sobre Logística & Transporte

Sompo apresenta soluções para prevenção de perdas no quinto episódio da websérie sobre Logística & Transporte

06/06/2025 - 12:44
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

22/04/2025 - 06:59

Mais Lidas

  • Terça-feira, 27 de Maio de 2025

    Terça-feira, 27 de Maio de 2025

    2945 Compartilhamentos
    Compartilhamento 1178 Tweet 736
  • Quinta-feira, 12 de Junho de 2025

    334 Compartilhamentos
    Compartilhamento 134 Tweet 84
  • Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

    338 Compartilhamentos
    Compartilhamento 135 Tweet 85
  • Terça-feira, 17 de Junho de 2025

    248 Compartilhamentos
    Compartilhamento 99 Tweet 62
  • Domingo, 8 de Junho de 2025

    242 Compartilhamentos
    Compartilhamento 97 Tweet 61

Navegue por Categorias

  • Brasil (147)
  • Cobertura (3)
  • Economia (19)
  • Edição do Dia (244)
  • Entrevista (5)
  • Inovação (71)
  • Mercado (335)
  • Mundo (27)
  • Paraná (9)
  • Rio Grande do Sul (37)
  • Santa Catarina (13)
  • São Paulo (72)
  • Saúde (41)

Somos o único jornal diário sobre o mercado de Seguros no Brasil.

Em formato digital e totalmente gratuito para o leitor, reunimos aqui em nosso portal as notícias mais atualizadas sobre Seguros, Inovação e Saúde.



O Diário do Seguro é uma publicação do Grupo Vale Notícia — 37.291.332/0001-82

Fale com a gente: [email protected] | 51-99471.7181

RECENTES

  • Junto Seguros inaugura novo escritório em São Paulo e reforça sinergia com corretores e parceiros 20/06/2025 - 22:18
  • Grupo Bradesco Seguros marca presença na Febraban Tech 2025 20/06/2025 - 22:16
  • MAPFRE leva seguros à Eletrolar Show e mira o varejo como novo canal de crescimento 20/06/2025 - 22:13

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital