Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Diário do Seguro
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Mercado

Mudando o pensamento sobre seguros

Veja o artigo de Eduardo Figueiredo, líder de Riscos Corporativos e Corretagem da WTW

Destaque do Editor Por Destaque do Editor
27/12/2023 - 11:28
em Mercado
480
Compartilhamentos
3.7k
Visualizações

Embora os últimos anos tenham sido de boa evolução no mercado e na forma de se enxergar seguros no Brasil, existe ainda, uma mentalidade muito equivocada de que seguros “são contratados para não serem usados”, que refletem apenas gastos.

Quando entramos no mundo corporativo, principalmente tratando-se de empresas de médio e pequeno porte, não são raras aquelas que ainda não perceberam o valor estratégico de se contratar um seguro (independentemente de qual for). Alguns profissionais ainda consideram isso como um desperdício de dinheiro ou investimento malfeito.

Contudo, aos poucos, essa mentalidade também está mudando. As pessoas e as empresas brasileiras estão percebendo que aderir aos seguros é uma questão estratégica, usando-os como um importante elemento de apoio em suas atividades diárias, com reflexo direto em seus resultados.

LEIA TAMBÉM

HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira

Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura

Durante a pandemia, várias pessoas deixaram de ver o seguro de vida como algo mórbido para enxergá-lo como ele realmente é: uma proteção e segurança de que haverá apoio de forma objetiva caso um fato triste acometa a família.

E essa nova perspectiva de se encarar o seguro está se espalhando entre outras modalidades, que também estão diretamente relacionadas às vidas das pessoas. O seguro de bicicletas, para dar apenas um exemplo, não era comum há alguns anos, mas, atualmente, está ganhando cada vez mais notoriedade e importância, pois o segmento está evoluindo para atender as principais mudanças demográficas e de estilo de vida das pessoas.

No campo corporativo também estamos vendo essa mudança de pensamento. As apólices de seguro passam cada vez mais a fazer parte da estratégia das empresas, sendo usadas não só como um importante instrumento de transferência de risco, mas também, por exemplo, como ferramenta de suporte à estratégia de vendas, levantamento de recursos e garantia de projetos.

Para citar mais alguns exemplos, temos o seguro de crédito, que é uma proteção contra eventuais não pagamentos de distribuidores; o seguro de Garantia judicial que pode ser usado para aumentar o caixa da empresa; o D&O, que reflete uma segurança a mais para executivos; e o seguro para riscos cibernéticos, que com uma série de serviços agregados, ganhou ainda mais relevância, tendo em vista o elevadíssimo número de ataques hackers no mundo e, particularmente, em nosso país.

A questão é que o Brasil ainda está bem longe dos países mais maduros economicamente, onde o setor de seguros já assumiu esse papel estratégico há muitas décadas. O volume de seguros no Brasil ainda representa menos de 4% do PIB nacional, enquanto em países mais desenvolvidos este valor supera 10%.

Apesar de esforços da SUSEP e outros órgãos do setor no sentido de modernizar o mercado local, tentando garantir-lhe mais liberdade e facilidade na busca por soluções diferenciadas e inovadoras, ainda esbarramos em discussões sobre legislação e pensamentos mais retrógrados que reduzem a velocidade de nosso desenvolvimento nesta área.

A bem da verdade, a cada dia que passa, o nosso mercado amadurece e ganha relevância. Não duvido que, em pouco tempo, o Brasil mudará definitivamente seu pensamento sobre os seguros, adotando-os como um importante elemento de apoio aos negócios e às vidas das pessoas.

Eduardo Figueiredo é líder de Riscos Corporativos e Corretagem da WTW

Notícia anterior

Consórcio Mercedes-Benz encerra o ano levando 200 clientes a Paris

Próxima notícia

Curitiba recebe edição do Prudential Momentos

Destaque do Editor

Destaque do Editor

O Diário do Seguro é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo, e que por mais de uma década atuou nas principais Redações de jornais diários do Sul do Brasil, antes de dedicar-se à mídia especializada do mercado de Seguros.

 Notícias relacionadas

HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira
Mercado

HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira

15/08/2025 - 10:46
Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura
Mercado

Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura

15/08/2025 - 10:39
Grupo Generali tem bons resultados impulsionados por P&C, Vida e Gestão de Ativos
Mercado

Grupo Generali tem bons resultados impulsionados por P&C, Vida e Gestão de Ativos

15/08/2025 - 10:36
Grupo Bradesco Seguros no topo de três importantes rankings que destacam empresas com os melhores ambientes corporativos do país
Mercado

Grupo Bradesco Seguros no topo de três importantes rankings que destacam empresas com os melhores ambientes corporativos do país

15/08/2025 - 10:29
Como o seguro massificado impulsiona o varejo em datas sazonais
Mercado

Como o seguro massificado impulsiona o varejo em datas sazonais

15/08/2025 - 08:59
Representantes comerciais e a inteligência artificial: transformação, não substituição
Mercado

Representantes comerciais e a inteligência artificial: transformação, não substituição

15/08/2025 - 08:52

Recomendação do Editor

Pottencial Seguradora apresenta Mário Santiago como novo CTO da empresa:  “É um desafio que me traz muita motivação”

Pottencial Seguradora apresenta Mário Santiago como novo CTO da empresa: “É um desafio que me traz muita motivação”

13/02/2025 - 10:46
Terça-feira, 12 de Março de 2024

Terça-feira, 12 de Março de 2024

12/03/2024 - 07:48

Mais Lidas

  • Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

    Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025

    408 Compartilhamentos
    Compartilhamento 163 Tweet 102
  • Segunda-feira, 4 de Agosto de 2025

    317 Compartilhamentos
    Compartilhamento 127 Tweet 79
  • Sexta-feira, 25 de Julho de 2025

    349 Compartilhamentos
    Compartilhamento 140 Tweet 87
  • Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

    240 Compartilhamentos
    Compartilhamento 96 Tweet 60
  • Quinta-feira, 24 de Julho de 2025

    266 Compartilhamentos
    Compartilhamento 106 Tweet 67

Navegue por Categorias

  • Brasil (156)
  • Cobertura (3)
  • Economia (20)
  • Edição do Dia (291)
  • Entrevista (5)
  • Inovação (79)
  • Mercado (389)
  • Mundo (28)
  • Paraná (10)
  • Rio Grande do Sul (45)
  • Santa Catarina (14)
  • São Paulo (79)
  • Saúde (44)

Somos o único jornal diário sobre o mercado de Seguros no Brasil.

Em formato digital e totalmente gratuito para o leitor, reunimos aqui em nosso portal as notícias mais atualizadas sobre Seguros, Inovação e Saúde.



O Diário do Seguro é uma publicação do Grupo Vale Notícia — 37.291.332/0001-82

Fale com a gente: [email protected] | 51-99471.7181

RECENTES

  • HDI Seguros inclui Carta Verde automaticamente nos seguros de Auto contratados em estados de fronteira 15/08/2025 - 10:46
  • Clube da Bolinha-RJ anuncia a palestra de Liliana Caldeira, presidente do Sou Segura 15/08/2025 - 10:39
  • Grupo Generali tem bons resultados impulsionados por P&C, Vida e Gestão de Ativos 15/08/2025 - 10:36

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Brasil
  • Mundo
  • Edição do Dia

Diário do Seguro - Criação Web Tchê Digital