A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) fecha o ano com boas perspectivas para os cerca de 49 mil participantes de seus 9 planos de benefícios. O patrimônio em 2023 ultrapassou os R$ 3,2 bilhões e a rentabilidade superou os 12,05%, bem acima da meta de IPCA+ 4%, que ficou em 8,41%.
Os números são resultado da estratégia da entidade, que ajustou a carteira de investimentos ao longo de 2023, mas manteve o perfil conservador. A equipe de investimentos optou por reduzir posições em fundos multimercado e não incrementar as classes de ativos mais voláteis. A tática foi adotada para capturar oportunidades na classe de ativos de renda fixa, considerando a taxa juros elevada, mas sem deixar de participar da retomada do mercado de ações.
O ano também foi marcado por outras conquistas importantes como a redução da taxa de administração anual para todos os planos e o fim da taxa de carregamento no plano multipatrocinado PREVCOM MULTI, tal qual os planos do Estado de São Paulo. Em 2023, a Prevcom expandiu os investimentos em ESG e fez alterações nos regulamentos que possibilitam resgates parciais e portabilidades sem perda de vínculo com o patrocinador. Além disso, houve uma reestruturação no programa de educação financeira e previdenciária da Fundação, que agora oferece consultorias individuais e aplicativo exclusivo.
Planos por todo o país
A Prevcom é responsável hoje pelo gerenciamento dos sistemas exclusivos dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará, além da cidade de São Paulo e de 22 municípios.