Após leve queda no mês de março, a procura por seguros de automóveis no mercado brasileiro cresceu 20% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já na comparação com o mês anterior, março de 2025, a alta foi de 14%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.
Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, afirma que a retomada positiva já era esperada, visto que o mês de março foi considerado atípico por especialistas do setor. “O setor automotivo tem apresentado uma performance bastante positiva desde o ano passado, e especialmente nos primeiros meses de 2025 os balanços da Fenabrave apontam para um ano promissor, isso impacta diretamente o nosso índice. Em termos de procura por seguros, a única exceção nesse período foi o mês de março”, avalia.
Por região do Brasil, o Sudeste foi novamente o principal destaque, com crescimento de 22% na procura por seguros. Sul (+21%), Centro-oeste (+18%), Norte (+17%) e Nordeste (+16%) completam o ranking.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis e comerciais leves, em abril, apresentaram um leve recuo de 5,27%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. “Vale lembrar que em 2024 foi registrado o melhor mês de abril, em termos de vendas, desde 2019, o que eleva o patamar de comparação. Isso não significa baixa de vendas em abril deste ano, tendo inclusive um crescimento de 7% contra março, com quase 200 mil unidades vendidas”, ressalta Daniel Gusson.
Sobre o INDS
O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.
Sobre a Neurotech
A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.