O setor de seguros no Brasil está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela automação e pela adoção de inteligência artificial (IA). O mercado apresentou um crescimento notável, com as receitas de prêmios de seguros privados crescendo 8% em 2023, atingindo R$ 62,5 bilhões, o maior valor registrado desde 2014, de acordo com o relatório da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), baseado em informações divulgadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Apesar desse crescimento, a penetração dos seguros ainda representa apenas 4% do PIB, demonstrando um grande potencial de expansão, especialmente com a regulamentação do Open Insurance, que promove uma maior concorrência e diversidade de produtos.
Com a transformação digital em curso, o setor de seguros no Brasil enfrenta desafios cruciais relacionados à experiência do cliente (CX). Os consumidores atuais esperam interações ágeis e personalizadas, e o uso da IA e da automação se tornou fundamental para atender a essas expectativas e melhorar a eficiência operacional das seguradoras. Relatórios, como o da McKinsey, apontam que o mercado de seguros na América Latina, incluindo o Brasil, pode mais do que dobrar nos próximos anos. No entanto, esse crescimento dependerá diretamente da capacidade das empresas de inovar e fornecer experiências superiores ao cliente.
Após anunciar a chegada de Cristián Sepúlveda como CEO da Apex América Brasil, a empresa, líder na América Latina em gestão de relacionamento e experiência de consumidores de reconhecidas marcas globais, que conta com mais de 12 mil colaboradores, reforça sua presença no país e está de olho neste mercado: “Queremos ampliar nossa base de clientes e explorar novos mercados, mantendo o crescimento de mais de 50% ao ano que temos experimentado. A aliança com a Vensure Employer Solution será um grande impulso nesse processo, permitindo-nos entregar soluções com uma ampla gama de tecnologias e serviços, como automação de processos e atendimento omnichannel, trazendo ganhos de eficiência e qualidade”, explica o CEO.
A Vensure Employer Solution é um dos fornecedores de soluções de Recursos Humanos e CX mais relevantes do mercado global, com mais de 23 mil colaboradores, processando mais de 3 milhões de folhas de pagamento de 95 mil clientes, em 20 países. Dentro dessa estratégia de expansão, a missão da empresa é ir consolidando sua posição como parceira de BPO – Customer Experience no mercado de seguros.
“A empresa está alinhada a essas tendências de transformação ao desenvolver soluções de CX que integram tecnologias emergentes, como a automação robótica de processos (RPA) e o atendimento hiperpersonalizado, que proporcionam suporte 24/7 e uma experiência otimizada e personalizada para os consumidores”, comenta Sepúlveda.
O papel do Customer Experience na nova era do mercado de seguros
Desde seguradoras até corretoras especializadas, a Apex América atua com grandes players do setor, oferecendo suporte em diversas áreas, como seguros de automóveis, viagens, pet e benefícios. “Queremos que as empresas do setor se destaquem pela experiência humanizada e eficiente que proporcionam aos seus clientes, algo que hoje se traduz em retenção e fidelidade”, comenta o executivo.
Com o avanço da tecnologia e as crescentes demandas dos consumidores, o setor de seguros enfrenta o desafio de equilibrar soluções digitais com um toque humano. “Estamos na vanguarda desse movimento, oferecendo ferramentas que permitem uma jornada de cliente fluida, desde a aquisição do seguro até a gestão de sinistros. O diferencial da empresa está na combinação de eficiência digital e atendimento humanizado, essencial para lidar com situações complexas que exigem empatia e cuidado. Investir em Customer Experience de qualidade é hoje uma estratégia essencial para as seguradoras que desejam se manter competitivas” , finaliza Sepúlveda.
Sobre a Apex
Apex América é um Next Generation BPO & CX Partner que se propõe a desenhar, implementar e gerenciar as melhores experiências nos diferentes canais de atendimento aos consumidores, utilizando as melhores soluções tecnológicas. Apoiados por tecnologia Google Cloud, seus serviços de Customer Experience seguem um modelo de Service Design que lhe permite entender, projetar e fornecer experiências que aumentam a satisfação do cliente, a fidelidade à marca e a receita das empresas que confiam seus consumidores à Apex. Há 20 anos, é parceira estratégica de mais de 60 marcas globais. Uma empresa líder na América Latina, com sede em 7 países e 17 sites de atendimento. Para saber mais, clique aqui.